Capacitando pessoas para lidar com o conflito

Nós treinamos pessoas para lidar com o conflito de modo construtivo e não violento.
Oferecemos uma rede de recursos e provemos apoio para seu compromisso com a paz e com o desenvolvimento sustentável do ponto de vista social, ecológico, e econômico.
O nosso trabalho é fundado na tradição Cristã da não-violência e acolhemos pessoas de todos os credos e convicções.

Cursos

Nossos cursos atualmente são ministrados na Alemanha.
Informaremos quando poderemos oferecer seminários em inglês novamente.
Ação-não-violenta oferece cursos de nível básico e avançado que se dividem em várias sessões de treinamento que acontecem principalmente nos fins-de-semana.
O curso básico é estruturado como uma introdução à ação não violenta. Dura 14 dias. Em quatro fins-de-semana e em um seminário final de uma semana exploramos os passos que guiam a uma atitude de não-violência e modos construtivos de lidar com o conflito. Inclui treinamento prático, compreensão teórica de questões relacionadas à transformação do conflito e reflexão pessoal sobre as reações pessoais à situações de conflito.
O nível avançado leva à qualificação de "Friedensfachkraft" (profissional construtor da paz) oferecido por outras organizações. Este nível dura um ano e meio e é ministrado com um número programado de participantes
Este aprendizado de longa duração capacita-nos para trabalhar com as contínuas experiências dos participantes. O curso cria um espaço seguro onde os participantes podem adquirir novos conhecimentos e pôr em prática novas habilidades. O grupo em si torna-se um terreno para se trabalhar com o conflito. Esta forma de treinamento facilita o desenvolvimento de competencias que capacitam o participante a lidar com crises difíceis e situações de conflito.
Frequentemente organizamos nossos cursos básicos em cooperação com instituições interessadas. Oferecemos também cursos sob-medida, desenvolvidos em estreita colaboração com nossos parceiros, como por exemplo uma introdução à ação não-violenta como parte do treinamento para religiosos, como treinamento que mira ao fortalecimento de refugiados ou seminários e worshops de fins-de-semana sobre questões específicas.


Conteúdos e Padrões

A capacidade de mudar a própria perspectiva e de encontrar soluções criativas à problemas são as competências pessoais chave que nós transmitimos em nossos cursos.
O treinamento é voltado para profissionais experientes que procuram aprofundar ou renovar seu compromisso com as questões da paz e da justiça. Construido sobre suas experiencias e talentos, o treinamento é focado em quatro áreas de aprendizado: conhecimento- capacidades- ser- visão. O conteúdo inclui, por exemplo:

  • comunicação não-violenta
  • metódos de compreensão e análise do conflito
  • mediação
  • diálogo inter-religioso e transcultural.
  • Trabalhando o conflito em grupos e organizações sociais

Nós trabalhamos segundo os padrões de qualificação concordado com as outras organizações do Aktionsgemeinschaft Dienst für den Frieden (AGDF), uma rede alemã de organizações comprometidas com o serviço da paz. Esses padrões nos ajudam a manter e desenvolver a qualidade do nosso trabalho educacional.

Origem e Redes

O "Serviço Ecumênico para o ministério Shalom"(OeD) é uma organização ecumenica e sem fins lucrativos fundada em 1992. A OeD foi fundada no contexto da convocatória global do Conselho mundial de Igrejas Cristãs que teve como tema "Justiça, Paz e Integridade da Criação", que levou à várias declarações ecumênicas. Nós nos referimos, em particular, ao compromisso da Assembléia internacional de Seoul em 1990:
"Nos comprometemos a trabalhar e envolver nossas igrejas para que trabalhem por uma comunidade de igrejas que afirme sua identidade como o Corpo de Cristo através do testemunho do amor libertador de Deus, desenvolvendo e coordenando ministérios de paz e justiça incluindo uma obra mundial de não-violência que pode impulsionar a luta pelos direitos humanos e a libertação, e ajudar em situaçoes de conflito, crise e violência".
Nós mudamos nosso nome para "Ação não violenta- aprendendo a paz de forma ecumênica" em Janeiro de 2012.
Nós somos membros do "Pax Christi", da rede europeia "Church and Peace" e do "Aktionsgemeinschaft Dienst für den Frieden (AGDF)" e da sua rede de organizações que oferecem treinamento de transformação não-violenta de conflitos.

 Parceirias

Alguns de nossos alunos decidem tornar-se profissionais da paz. Eles trabalham, por exemplo, com o Serviço civil pela Paz (Ziviler Friedensdienst, ZFD), ou abrem o unem-se a iniciativas nos seus países de origem. Nós desenvolvemos um conceito particular de acompanhamento para dar a eles espaço para reflexão e desenvolvimento contínuo. Nosso acompanhamento mira ao desenvolvimento professional e o fortalecimento pessoal dos nossos parceiros. Você poderá encontrar exemplos de trabalho de alguns de nossos parceiros no site http://www.peace-to-go.org/.
Nossos parceiros de colaboração contribuem com a natureza prática dos nossos cursos de transformação não-violenta de conflitos compartilhando suas próprias experiências no trabalho intercultural e inter-religioso.

Finanças

Trabalho educacional qualificado e parceirias em projetos são caras. Nossas taxas para filiação e para os cursos são mantidos baixos propositalmente para que sejam acessíveis; mas não cobrem nossos custos. Nosso trabalho é mantido principalmente por igrejas e fundações, pelas atividades de captação de recursos das congregações e outros grupos e mantenedores, e por doações.
Nossa maior fonte de financiamentos tem sido a Igreja Protestante Alemã e a "The Threshold Foundation" situada em Bremen. Outras contribuições para cursos específicos ou projetos são feitas por outras igrejas e organizações.
Para manter nossa independência financeira, dependemos das doações feitas por pessoas ou grupos que querem e podem ajudar-nos com pagamentos únicos ou regulares. Em 2002 a fundação Stiftung Schalomdiakonat foi criada para sustentar a nossa organização. Nós ainda precisamos de doadores que estejam dispostos a dar 2.500 euros para aumentar o estoque de capital.

Conta-corrente para doações dedutíveis (na Alemanha)
Beneficiário: gewaltfrei handeln e.V.
Nome do Banco: GLS Gemeinschaftsbank
BIC: GENODEM1GLS
IBAN: DE17430609676021295300



 

 
giseladuerselen

„Ouça com ouvidos de tolerância, enxergue com olhos de empatia e fale através de uma língua de amor (Rumi)“

Gisela Dürselen
gewaltfrei handeln e.V.